top of page

A atuação profissional do nutricionista no contexto da sustentabilidade.

  • Catharina Vilalba Lima
  • 1 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

A sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, e vem ganhando cada vez mais espaço em discussões acerca da atuação dos profissionais de nutrição.

Porém, o sistema alimentar vigente tem como foco a geração de lucro e o crescimento econômico, deixando de lado as questões relacionadas à degradação ambiental ou os problemas sociais a ele relacionados. Diante desse quadro, a prática nutricional tem um papel fundamental na promoção de um sistema alimentar que garanta a produção, a distribuição e o consumo de alimentos de forma sustentável, justa e economicamente viável.


*Na alimentação coletiva: No âmbito da alimentação coletiva, é interessante que o profissional opte por fornecedores que utilizam práticas sustentáveis na produção de alimentos e que de preferência para produtos regionais. É importante, ainda, atentar seu local de trabalho para a utilização racional dos alimentos utilizados, educando para que evitem o desperdício de comida: comprar apenas a quantidade de alimento que será consumido e calcular se o que foi comprado será utilizado dentro do prazo de validade registrado na embalagem são formas de se evitar o desperdício. Outros fatores que contribuem para uma atuação sustentável são a economia de água e de energia e a realização de coleta seletiva.

*Na nutrição clínica: Para o profissional que atua em nutrição clínica, o conceito de sustentabilidade deve ser repassado aos pacientes nas orientações, incentivando a importância do consumo consciente, orientando sobre estratégias que evitem o desperdício de comida e apresentando a importância do consumo de produtos regionais e orgânicos.

*Na saúde coletiva: O profissional que atua no âmbito da saúde coletiva apresenta atribuições em comum com a nutrição clínica e pode estender sua atuação para o desenvolvimento de pesquisas e a promoção de eventos com a temática sustentável, como feiras e debates. Além disso, pode tomar parte em programas governamentais e não governamentais que atuam na criação de sistemas alimentares sustentáveis, incentivando e contribuindo para a agroecologia.

 
 
 

Comments


Quem somos?

Seja bem vindo (a) ao nosso blog!!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page