ALIMENTOS ORGÂNICOS.
- Juliana Tasca e Manal Rahal
- 23 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
A definição dada alimentos orgânicos é daquele que quando produzido não coloque em risco a saúde do meio, do produtor e do consumidor. É preciso contemplar alguns requisitos, os da agricultura orgânica, são eles: ambiente de produção sustentável, o solo, a água, o ar e os demais recursos naturais carecem de responsabilidade ao serem usados. Esta agricultura esta inteiramente interligada ao desenvolvimento sustentável, por conta deste respeito que deve ser dado aos recursos naturais durante a produção destes alimentos.
Por não utilizar-se de produtor tóxicos, os métodos mais utilizados são rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas. Sendo assim, quando é frutificado longe de insumos artificiais, agrotóxicos, aditivos químicos é considerado mais saudável.
Por conta da grande demanda, uma federação foi criada, a Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), a qual reúne organizações de agricultores orgânicos ao redor do mundo desde 1972.
Os produtores do Brasil precisam de um certificado no Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciado ao Ministério da Agricultura (MAPA), ou se credenciar em grupo e se cadastrar junto ao MAPA para realizar venda direta sem certificação. A diferença é que o produtor sem certificação só pode realizar vendas diretas ao consumidor (feiras), enquanto que o produtor certificado poderá comercializar seus produtos (que receberão selo que atesta a qualidade de orgânico) em feiras, supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias, internet.

Commentaires