top of page

Período Gestacional

  • Juliana Tasca
  • 9 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Durante o período gestacional, a mulher passa por um desgaste particular físico e mental. Por isso, é necessário ter uma atenção especial de um especialista, para não sofrer com as crenças e tabus impostos pelas pessoas aos redores, que apesar de terem um imenso carinho e desejarem somente ajudar, não sabem o que realmente é importante naquele determinado momento.

A famosa frase "comer por dois" não é a melhor a ser seguida. Até porque não se pode sair por ai comendo tudo o que vê pela frente, correndo o risco de acarretar o sobrepeso ou talvez a obesidade.

A recomendação nutricional deve ser calculada de acordo com o período em que a gestante se encontra seu peso, altura, se é ou não praticante de atividade física e outros fatores a serem analisados.

O consumo de ácool é restrito.

Café e temperos fortes devem ser diminuídos.

A prática de atividade física é algo não julgam permitido, muito pelo contrário, se for com a devida orientação trás muitos benefícios para a saúde da mãe e do bebê.

Analises:

- Calorias

O Valor Energético Total (VET) é mantido no primeiro trimestre e aumentando-se de 300kcal extras nos dois últimos trimestres.

- Proteínas

Recomenda-se o adicional de 10 gramas de proteína por dia. Com alto grau de digestibilidade.

- Gorduras

Limitar o consumo de gorduras saturadas (carnes gordurosas, bacon e embutidos) e preferir as insaturadas (nozes, amêndoas).


- Minerais

Aumentar o consumo de frutas e hortaliças torna o desenvolvimento do veto mais seguro e saudável.

Cálcio e fósforo- formação óssea e dentária do feto.

Ferro- formação extra de sangue (tanto para o período gestacional tanto para o período de amamentação).

Iodo- controle da alteração da atividade tireoidiana. A sua falta pode comprometer o crescimento fetal.

As náuseas podem aparecer em algumas gestantes nos primeiros três meses, geralmente no período da manhã, dificuldade a alimentação que deve ser recompensada ao longo do dia. Fracionadas, para obter no mínimo 5 refeições (café, almoço, jantar e dois lanches) no dia.

NÃO SE ESQUEÇA! BEBA BASTANTE ÁGUA!!!



















Referências: Livro Nutrição Conceitos e Aplicações. Mônica Santiago Galisa. Leila Maria Biscólla Esperança. Neide Gaudenci de Sá.


 
 
 

Commentaires


Quem somos?

Seja bem vindo (a) ao nosso blog!!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page