DESINTOXICANDO COM SAÚDE !
- Manal Malek Rahal
- 23 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Conhecida como uma dieta desintoxicante, a dieta detox oferece uma sensação de limpeza de forma que seu corpo se sinta mais leve e saudável. A dieta é constituída por uma mudança alimentar onde você passa a ingerir somente alimentos que possuam, além de componentes saudáveis, rígidos controles de toxinas e eliminação de produtos que ficam em seu interior e que fazem com que, em longo prazo, seu corpo passe a acumular gordura e consequentemente a engordar.As toxinas não estão presentes apenas nos alimentos, mas também no ar poluído, nos medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, como cremes e perfumes. Elas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade
Esta dieta evita a entrada de toxinas e estimula a saída. Ajuda no bom funcionamento do intestino, que forma uma barreira e age como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Assim o mesmo não fica sobrecarregado e consegue trabalhar da forma correta, fazendo com que as toxinas fiquem solúveis na água, para serem eliminadas.
Além de vários outros benefícios, a dieta, como possui alimentos diuréticos em sua composição, mantêm o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que traz uma redução no peso corporal total. Sua preparação também é rica em frutas, legumes e verduras, fonte de vitaminas e minerais que possuem antioxidantes, evitando o envelhecimento precoce e fibras que promovem a sensação de saciedade. Ela é recomendada para pessoas que não conseguem dormir tranquilamente, sofrem com dores de cabeça e alta fadiga.
A mesma também pode trazer atos não benéficos. A densidade calórica da dieta desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo da necessidade energéticas de um indivíduo adulto, com isso durante o período de seguimento é possível que ocorra mal estar, fraqueza, tontura, dor de cabeça ou indisposição. A pratica de atividade física durante o período de seguimento da dieta não é recomendada.
Sua indicação geralmente é para quem comete grandes exageros alimentares, consome muita bebida alcoólica, está exposto a excesso de poluentes, medicamentos, tabagismo e quer eliminar toda esta carga tóxica para iniciar ou reiniciar uma alimentação saudável, com o objetivo de obter o equilíbrio metabólico, saúde e qualidade de vida.
Lembrando que sua duração deve ser (apenas) entre 4 a 6 dias.Para ajudar o organismo na tarefa de eliminar as toxinas, é preciso ingerir os alimentos corretos e abrir mão daqueles que prejudicam ainda mais o processo. Alguns alimentos que são essenciais nessa dieta:
Salmão é um peixe é rico ômega 3, ômega 6 e ômega 9, nutrientes com ação anti-inflamatória. Durante esse processo de desintoxicação, não é aconselhável comer carne vermelha ou outros tipos muito gordurosos, que têm a digestão muito lenta e provocam inflamação.
Frutas e legumes possuem digestão mais fácil, frutas, legumes e verduras são ricas em vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes. Impedindo ou neutralizando a formação de radicais livres, que são nocivos ao organismo.
Chá-verde é rico em catequinas, substâncias que combatem a inflamação e os radicais livres, também possui efeito termo gênico, ajudando a reduzir a concentração de gorduras no sangue. Sendo recomendado ser ingerido várias vezes ao dia, não ultrapassando o limite de um litro diário.
Gengibre é um ótimo anti-inflamatório, antioxidante e bactericida por possuir cineol e gingerois. Contem em sua composição também vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, todos nutrientes com propriedades anti-inflamatórias.
Alimentos integrais são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, que se estiver em ordem melhora a capacidade de excreção de toxinas pelas fezes, aumentando a desinflamação. Grãos integrais possuem amidos resistentes, isto é, fibras que não são digeridas e auxiliam na aceleração da motilidade intestinal. Na linhaça e na quinoa encontra-se também ácidos graxos ômega 3, que é anti-inflamatório.
Limão e lima da pérsia contem acido cítrico, vitamina C e d-limoneno que propiciam o melhor funcionamento do fígado e a expulsão de toxinas.
Shitake é rico em oligolementos que fazem uma limpeza no organismo quando ingerida.
Água de coco também e combatente de radicais livres. Seu alto poder de hidratação regulo o funcionamento dos rins. São encontrados também vitaminas A, B1, B2 e B5, as mesmas também ajudam na desinflamação.
Água Com uma boa ingestão de água o pH do corpo pode se restabelecer automaticamente melhora o processo de desintoxicação. Quando ingerida em quantidades significativas a diurese aumento, resultando na facilitação da excreção de toxinas.

Espero ter esclarecido um pouco, sobre a dieta detox. Até a próxima pessoal !
Comments